30 de novembro - dia da segurança do computador

2021-11-30

30 de novembro - dia da segurança do computador

DIA DA SEGURANÇA DO COMPUTADOR

O Dia da Segurança do Computador celebra-se anualmente a 30 de novembro.

Esta data procura alertar para os perigos que um computador não protegido corre. Tanto em empresas como em casa é importante tomar medidas de proteção à informação de um computador (e de aparelhos a ele ligados, como o tablet e o smartphone).

Neste dia pode fazer uma pesquisa completa de vírus no seu computador pessoal com o programa antivírus que tem instalado. Outra sugestão para aumentar a segurança no computador neste dia é mudar as suas senhas dos sites mais importantes. As senhas devem ser mudadas de 6 em 6 meses para maior segurança. Também pode atualizar o seu navegador de internet, o seu antivírus e o seu sistema operativo. Outras atualizações que pode fazer são as atualizações do firmware do roteador e do leitor de DVD.

Recomenda-se ainda realizar uma cópia de segurança dos dados contidos no computador e fazer compras  apenas em sites com protocolo “https” (com a imagem de uma cadeado), onde a informação é encriptada.

O Dia da Segurança do Computador foi criado em 1988 nos Estados Unidos com o objetivo de combater os riscos de insegurança dos dados pessoais na utilização de um computador. Embora os vírus e os crimes informáticos sejam uma realidade desde os primórdios da internet, com a propagação dos computadores e da internet, começaram a haver cada vez mais oportunidades para os hackers.

Como tal, o Dia da Segurança do Computador foi criado não só com o intuito de consciencializar os utilizadores dos perigos inerentes à utilização destas tecnologias, como também para divulgar formas de se protegerem contra eles.

Assim, a melhor forma de celebrar este dia é garantindo que está a praticar as principais medidas de segurança informática:

1. Manter o sistema operativo atualizado.

2. Ter um software anti-malware instalado e atualizado, bem como fazer scans regularmente.

3. Utilizar passwords fortes. Uma password forte é composta por mais de 6 caracteres e utiliza minúsculas, maiúsculas, números e símbolos. As passwords devem ser únicas (ou seja, não utilizar a mesma password para websites diferentes) e alteradas periodicamente.

4. Manter uma cópia atualizada e encriptada dos ficheiros importantes numa pen, disco externo ou na cloud.

Fontes: Global Seven; Miudossegurosnanet; SNS

VOLTAR

Sobre

Somos uma empresa competitiva, dinâmica e acima de tudo possuidora de uma grande confiança por parte dos nossos Clientes.

Contactos

Aveiro

+351 910 340 105 (Chamada para a rede movel nacional)

comercialmascara@on4business.pt